Etapa 4/4

ORIENTADOR DE INTERCÂMBIO

Entenda os procedimentos para conseguir o Visto

Agora vamos esclarecer os procedimentos e documentos necessários para conseguir o visto. Confira abaixo todos os requisitos para conseguir o visto em cada destino, repare que cada país tem as suas peculiaridades.

Permissão de Estudos:

O visto canadense é para os estudantes que pretendem ficar mais que seis meses no Canadá. Os alunos que irão fazer ensino médio (high school) também devem aplicar este visto, mesmo que a duração do curso seja inferior a seis meses.

Para você que deseja estudar por seis meses ou menos e concluir seus estudos durante esse período, é necessário solicitar o visto de turismo com permissão de estudos.

No caso de curso com duração superior a seis meses, é necessário incluir na documentação o exame médico, que é emitido por um médico credenciado pelo Consulado.

Antes de solicitar o visto de estudante, seja qual for a duração do curso, você precisará ser aceito em uma escola canadense, após isso, inicia-se seu processo de visto.

Estudantes com destino a província de Quebec poderão precisar da aprovação daquela província antes da emissão do visto. Essa aprovação é conhecida como CAQ – Certificado de Aceitação de Quebec.

Os documentos necessários para a aplicação do visto canadense são:

– Formulário para visto de turismo IMM5257, preenchido e assinado;
– Formulário de questões adicionais preenchido e assinado;
– Formulário de consentimento preenchido e assinado;
– Formulário de informações familiares IMM5645;
– Passaporte original, com validade mínima de 06 meses;
– Passaportes anteriores originais (caso tenha);
– 2 fotos 3×5 iguais e recentes (menos de seis meses);
– Carta de aceitação emitida por uma escola no Canadá (em caso de permissão de estudos);
– Se estudante: Declaração escolar ou 3 últimos comprovantes de pagamento;
– Certidão de casamento – se casado.

Cópia de documentos que comprovem recursos financeiros e vínculos com o país como:

– Cópia da última declaração de Imposto de Renda com recibo de entrega;
– 3 últimos extratos bancários (mais ou menos CA$1000 por mês); ************** Verificar se que mencionar valor. O consulado alega que tem que ter disponível cerca de CAD10.000/ano só para hospedagem. Tem todas as demais despesas. Estimo um pouco mais de CAD1.000/mês. Essa informação não é oficial e não garante o visto.
– 3 últimos extratos de investimentos, aplicações, etc;

– Se for receber suporte financeiro (pais, tios, avós, etc.), anexar à documentação financeira dos mesmos, juntamente a uma declaração que informe que irão custear suas despesas.

Se empregador:
– Cópia do contrato social;
– Pró-labore ou DECORE dos 03 últimos meses;

Se empregado:
– Cópia dos holerites dos 03 últimos meses;
– Cópia da carteira profissional (se empregado);
– Carta de férias da empresa;

– Para os menores de 18 anos, deverá ser feita uma carta de autorização de viagem assinada pelos pais e com firma reconhecida (recomenda-se emitir 3 vias, uma para o consulado e duas para utilizar durante a viagem).
– Dependendo do tempo de permanência no Canadá, será necessário também um exame médico, que é realizado por um médico junto ao consulado canadense.  – Em caso de permissão de trabalho, você deverá apresentar sua oferta de emprego que deverá indicar claramente o motivo pelo qual você foi escolhido, as atividades que você irá desempenhar e as datas de início e término desse trabalho.  – O certificado de aceitação da província do Québec (Certificat d’acceptation du Québec) se for o caso.

Alguns documentos adicionais para casos de:

• Cursos, independente do período: apresentar carta de aceitação pela instituição escolhida. (essa informação já consta na lista de documentos)
• Visita a parentes e amigos: apresente uma carta convite de seus conhecidos canadenses juntamente com um documento que prove a cidadania canadense de seu parente ou amigo.
• Viagem a negócios: leve uma carta da sua empresa indicando o período de sua permanência no país, o nome e o endereço da empresa que irá visitar.
• Estrangeiro residente no Brasil: RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) original e fotocópia.
• Visto de trânsito: Caso você vá viajar para algum país e houver uma escala no Canadá (não superior a 48 horas), apresente uma fotocópia do bilhete aéreo e o visto para o país de destino. Dessa forma você dará entrada no seu visto de trânsito.

Obs: A equipe This Way orientará passo a passo todo processo de visto e imigração ao aluno.

Aplicando pelo visto canadense:

Ao aplicar para visto, é importante saber que não existem garantias da aceitação de sua entrada no país.

O período para a solicitação do seu visto canadense, é de aproximadamente 30 dias úteis, podendo ser estendido caso você seja solicitado a fazer exames médicos, ficar sujeito à verificações adicionais, etc.

Quando você faz a aplicação do visto canadense, seus documentos chegarão ao consulado do Canadá e lá será analisado se há necessidade que você faça uma entrevista com eles, podendo ser feita por telefone ou em alguns casos, pessoalmente. Caso seja necessário, eles lhe informarão o dia e horário.

Se seu visto for negado, você receberá seu passaporte de volta e também uma explicação sobre o porquê seu visto foi negado.  Porém se seu pedido de visto for aprovado, você receberá em alguns dias, o seu passaporte juntamente com seu visto.

O consulado não devolve nenhum documento exceto o passaporte. Verifique com atenção antes de enviar documentos originais.

1) Trânsito para outro país: Se a escala de sua viagem não for superior a 48 horas de permanência no Canadá, apresente uma fotocópia do bilhete aéreo e itinerário de seu agente de viagens e VISTO para o país de destino (OBRIGATÓRIO)

Para dar entrada num pedido de visto de trânsito, não será necessário pagar taxas consulares. (Existe a taxa do VAC, normalmente colocamos como taxa consular)

2) Visto de uma entrada
: Permite que você entre no Canadá uma única vez, exceto para os Estados Unidos, onde há um acordo que permite a entrada e saída com o visto de única entrada. Nesse caso o visto americano é obrigatório. Conferir valores.

3) Visto de múltiplas entradas: Permite que você entre no Canadá diversas vezes durante a validade do visto. Se você viajar a um país além dos EUA e pretende entrar novamente no Canadá, você precisará de um visto de múltiplas entradas. Conferir valores.

O visto canadense normalmente é dado de múltiplas entradas, mas é definido pelo oficial de vistos no momento da aplicação. O visto pode variar entre 6 meses e 5 anos, nunca excedendo a validade do passaporte. Não há a possibilidade de escolher a validade nem o número de entradas.

4) Permissão de Estudos
: É o visto para estudantes que pretendem ficar mais do que 6 meses no país. No caso de cursos com duração superior a seis meses, é necessário incluir na documentação o exame médico emitido por um médico credenciado junto ao consulado. Apresente uma carta de aceitação emitida pela escola no Canadá. Conferir valores

5) Permissão de Trabalho:
Caso o profissional tenha sido convidado por uma empresa canadense para exercer suas funções naquele país, este é o visto adequado. A permissão de trabalho só é emitida quando a posição for autorizada pelo Ministério do Trabalho do Canadá e assim, existe um contrato oficial. Apresente uma carta do empregador indicando o período de sua permanência, o nome e endereço da empresa que você visitará e o tipo de negócios que realizará. Se você incluir documentos empresariais, apresente somente a última atualização e não a versão original ou modificada. Conferir valores

6) Negócios: Utilizado para uma breve viagem ao Canadá como reunião, palestras, etc. É obrigatória a apresentação do convite nominal feita pela empresa canadense.

Visto de turismo e turismo com permissão de estudos:

É o tipo de visto utilizado por pessoas que desejam viajar a passeio ou para cursos de até seis meses. Algumas viagens a negócios, também podem ser realizadas com a solicitação desse tipo de visto.

Atenção: Se você vai realizar algum curso que possua estágio, você deve solicitar a permissão de estudos.

Além disso, para o visto de turismo, também existe a diferença entre o visto entre uma entrada, que se limita a apenas uma única entrada no país, e o visto de múltiplas entradas, que permite que a pessoa que possui esse tipo de visto entre e saia do país quantas vezes forem necessárias em determinado período.

A validade do visto de única entrada e o período permitido para ficar no país são de no máximo seis meses, podendo variar para menos.

Já a validade do visto de múltiplas entradas é de no máximo cinco anos e a permanência máxima no país é de no máximo seis meses a cada entrada, também podendo variar para menos.

Se você vai aplicar pelo visto de turismo, ao chegar na imigração deve deixar claro para os oficiais que possui vínculos suficientes em seu país de origem e que ao término de sua viagem você deixará o Canadá, assim você diminuirá as  possibilidades de ser visto como um imigrante ilegal.

De acordo com a lei de imigração em vigor, cidadãos brasileiros portadores de passaporte brasileiro viajando para a Irlanda como turista em um período de até 90 dias, ou estudantes que se registraram em um programa educacional, não necessitam de visto.

Porem na chegada à Irlanda, o viajante deverá apresentar-se ao serviço de imigração que é o único órgão autorizado a permitir ou negar a entrada de estrangeiros no país.

Na chegada e, para ter direito ao visto de estudante o aluno deverá apresentar ao fiscal da imigração:

• Passaporte com pelo menos 1 ano de validade
• Carta da escola (matrícula, normalmente scanneada e enviada ao aluno)
• Carta de acomodação (residência estudantil, host family)etc..
• Seguro saúde válido na Irlanda Cobertura mínima de €25.000,00 (Vinte cinco mil euros) (válido por todo o período que irá permanecer no país)
• €3.000,00 euros para abertura de conta para viabilizar o visto de estudante irlandês.
• Obs: A equipe This Way orientará passo a passo todo processo de visto e imigração ao aluno.

Depois de passar pela imigração, o aluno receberá um carimbo (visto) válido por um mês, tempo suficiente para ir até a GNIB – GARDA NATIONAL IMMIGRATION BUREAU (o Escritório Nacional de Imigração da Garda) regularizar sua situação para ganhar o visto de seis meses ou um ano. Lá na GNIB, você deverá tirar o GNIB Card, que é o cartão da imigração que prova que você está legal na Irlanda. Tem informações do seu passaporte e do seu visto. Não substitui o passaporte em nenhum momento. O custo desse visto é de €300, pode ser pago com cartão de crédito / débito ou em boleto bancário.

A agência This way estará ao seu inteiro dispor para esclarecer qualquer dúvida referente a Imigração e entrada legal no território Irlandês.

Garda National Immigration Bureau

13/14 Burgh Quay
Dublin 2
Tel: 353 1 666-9100

Horário de funcionamento:
Segunda a quinta-feira das 9:30 às 22:00
Sexta-feira das 9:30 às 16:00

Visto de estudante

 

O estudante brasileiro encontra dois tipos de visto para Cardiff:

Student visitor visa Para aquele que pretende somente estudar em um período menor que 6 meses, existe o visto de estudante visitante, que é dado no aeroporto na chegada em Cardiff. Dessa forma o estudante não terá o direito ao trabalho e a renovação de visto no termino do curso.

General Student Visa – Para o estudante que pretende estudar e trabalhar em Cardiff, e ainda ter a possibilidade de renovar seu visto apos o termino do seu curso, pode optar pelo visto de estudante geral, que deve ser aplicado aqui no Brasil antes do seu embarque o aluno pode obter esse visto de 4 a 12 meses.

No início do mês de Abril de 2011, o UKBA anunciou algumas mudanças de regras para os estudantes que pretendem aplicar pelo visto General Student Visa (GSV).

As principais mudanças são:

• Desde 21 de Abril de 2011, qualquer estudante que optar por aplicar pelo GSV deverá apresentar um certificado seguro reconhecido pelo UKBA, para a comprovação do nível de inglês (SELT ou Secure English Language Test). Alguns dos testes aceitos são IELTS e TOEFL. Nesse teste o aluno deverá obter a nota mínima exigida pelo CEFR (Common European Framework of Reference for Languages) level B1, em todos os requisitos: escuta, leitura, oral e escrita. O certificado de um dos testes SELT deverá ter a validade de no máximo 02 (dois) anos da data de aplicação.

• A partir de Julho de 2011, os estudantes que aplicarem pelo GSV não terão mais permissão de trabalho. Só terão permissão para trabalho, estudantes matriculados em universidades, cursando nível superior.

Além disso, também a partir de Julho de 2011 (sem data estipulada), ocorrerão outras mudanças como:

• Estudantes aplicantes do GSV não terão mais o direito de aplicar por dependentes junto ao seu visto. Nesse caso, haverá exceção apenas para alunos patrocinados pelo governo britânico.

• Estudantes aplicantes do GSV deverão assinar uma declaração que estará junto ao formulário de aplicação para o visto, confirmando que os fundos estarão disponíveis com o propósito de pagar seus custos durante seu período de estudos em País de Gales. O UKBA manterá uma lista das instituições financeiras que não satisfizerem ou responderem sobre os extratos ou cartas financeiras de seus correntistas. Caso a instituição financeira não seja uma das aprovadas pelo UKBA, o documento não será aceito para a aplicação do visto.

A agência This Way é especializada em vistos britânicos e também é credenciada pelo Student Express, que é um selo do próprio consulado Britânico, e as vantagens são:

• Equipe This Way foi treinada pelo consulado britânico para orientar de forma oficial todas informações relevante ao visto britânico e ao TIER 4.

• Agilidade no processo, ou seja, por sermos credenciados ao Student Express seu visto será analisado em um período de mais ou menos 5 dias úteis ou até mesmo em 48 horas, em caso de contratação do serviço expresso.

Você poderá contar com a This Way para intermediar e viabilizar seu processo de visto de forma profissional, segura e eficaz, através de uma equipe devidamente treinada pelo UKBA.

O que eu preciso para aplicar pelo visto Britânico?
Todos os aplicantes precisam completar 40 pontos para receber ou extender o visto de estudante; você deverá comprovar que tem os requisitos necessários no formulário de aplicação junto com os documentos solicitados.

Pontos De onde vem os pontos?  Provas e documentos solicitados
  30  Se matricular em um curso (de um nível aceito) em uma escola aprovada segundo o
Tier 4 (também conhecida como Sponsor)
CAS (Confirmation of Acceptance for Studies) e os documentos solicitados pela escola para que o CAS possa ser emitido.
A agencia This Way trabalha somente com escolas credenciadas ao UKBA.
  10  Ter dinheiro suficiente para cobrir seus estudos e seus gastos mensais em País de Gales Extrato bancário ou carta do banco confirmando que o aluno ou os pais do aluno tenham dinheiro suficiente para cobrir os estudos e os gastos mensais durante o período proposto do curso.

 

Lista de documentos para a aplicação do visto britânico

Passaporte válido;
Certificado reconhecido pelo UKBA (SELT) para comprovação do nível de inglês;
CAS (Confirmation of Acceptance for Studies), providenciado pela This Way, após fechamento do contrato;
Formulário de aplicação pelo visto (VAF9) devidamente preenchido e assinado (providenciada pela da This Way, após fechamento do contrato);
Formulário APPENDIX 8 preenchido manualmente (providenciada pela da This Way, após fechamento do contrato);
02 (duas) fotos recentes – 35 mm x 45 mm – em fundo branco, bege ou cinza claro. As fotos somente serão aceitas nessas especificações;
Extrato bancário (agencia This Way auxilia a forma correta de providenciar o extrato);
Atestado de antecedentes criminais (Polícia Civil);
Atenção: a agência This Way tem o know how de como aplicar de forma segura para o processo de visto britânico.
Informações básicas sobre o processo de Visto Britânico

  • Todos os documentos serão preparados e verificados pela equipe This Way antes de ser enviado para o consulado britânico, sendo assim reduzimos o máximo as chances de ter um visto negado;
  • Os documentos deverão ser entregues pelos próprios alunos aos  mini-centros conhecido como (World Bridge) parceiro comercial do Consulado Britânico no Brasil e no mundo;
  • O aluno deverá ir pessoalmente na (World Bridge) pois será recolhido no dia, as impressões digitais, uma foto digital e todos os documentos solicitados juntamente com o passaporte; (tudo auxiliado pela equipeThis Way)
  • O pagamento da taxa consular deve ser efetuado através do site do UK Border Agency via cartão de crédito internacional (VISA ou MASTERCARD).

Quanto devo apresentar em dinheiro ao consulado britânico para obter meu visto de estudante?

Duração do Curso Onde você irá estudar Dinheiro necessário a ser comprovado
  09 meses ou menos No centro de Londres Pagamento do curso e taxas
e
£ 1.000,00 para cobrir seus custos de vida para cada mês.
  09 meses ou menos Fora do centro de Londres ou em qualquer outro lugar do Reino Unido Pagamento do curso e taxas
e
£ 800,00 para cobrir seus custos de vida para cada mês.
Mais de nove meses de curso No centro de Londres Pagamento do curso e taxas
e
£ 9.000,00 para cobrir nove meses de custos de vida em País de Gales.
Mais de nove meses de curso Fora do centro de Londres ou em qualquer outro lugar do Reino Unido Pagamento do curso e taxas
e
£ 7.200,00 para cobrir nove meses de custos de vida em País de Gales.

 

Desde o dia 01 de Fevereiro de 2010, a This Way foi aprovada como agência credenciada Student Express pelo UK Border Agency, clique aqui para ver as agencias credenciadas ao Student Express.

As agências credenciadas são oficialmente credenciadas e especialmente treinadas pelo UKBA para prestarem informações e atendimento de alta qualidade.

Você poderá contar com a This Way para intermediar e viabilizar seu processo de visto de forma profissional, segura e eficaz, através de uma equipe devidamente treinada pelo UKBA.

O estudante brasileiro encontra dois tipos de visto para Londres:

Student visitor visa Para aquele que pretende somente estudar em um período menor que 6 meses, existe o visto de estudante visitante, que é dado no aeroporto na chegada em Londres. Dessa forma o estudante não terá o direito ao trabalho e a renovação de visto no termino do curso.

General Student Visa – Para o estudante que pretende estudar e ainda ter a possibilidade de renovar seu visto apos o termino do seu curso, pode optar pelo visto de estudante geral, que deve ser aplicado aqui no Brasil antes do seu embarque o aluno pode obter esse visto de 4 a 12 meses.

No início do mês de Abril de 2011, o UKBA anunciou algumas mudanças de regras para os estudantes que pretendem aplicar pelo visto General Student Visa (GSV).

As principais mudanças são:

• Desde 21 de Abril de 2011, qualquer estudante que optar por aplicar pelo GSV deverá apresentar um certificado seguro reconhecido pelo UKBA, para a comprovação do nível de inglês (SELT ou Secure English Language Test). Alguns dos testes aceitos são IELTS e TOEFL. Nesse teste o aluno deverá obter a nota mínima exigida pelo CEFR (Common European Framework of Reference for Languages) level B1, em todos os requisitos: escuta, leitura, oral e escrita. O certificado de um dos testes SELT deverá ter a validade de no máximo 02 (dois) anos da data de aplicação.

• A partir de Julho de 2011, os estudantes que aplicarem pelo GSV não terão mais permissão de trabalho. Só terão permissão para trabalho, estudantes matriculados em universidades, cursando nível superior.

Além disso, também a partir de Julho de 2011 (sem data estipulada), ocorrerão outras mudanças como:

• Estudantes aplicantes do GSV não terão mais o direito de aplicar por dependentes junto ao seu visto. Nesse caso, haverá exceção apenas para alunos patrocinados pelo governo britânico.

• Estudantes aplicantes do GSV deverão assinar uma declaração que estará junto ao formulário de aplicação para o visto, confirmando que os fundos estarão disponíveis com o propósito de pagar seus custos durante seu período de estudos no Reino Unido. O UKBA manterá uma lista das instituições financeiras que não satisfizerem ou responderem sobre os extratos ou cartas financeiras de seus correntistas. Caso a instituição financeira não seja uma das aprovadas pelo UKBA, o documento não será aceito para a aplicação do visto.

A agência This Way é especializada em vistos britânicos e também é credenciada pelo Student Express, que é um selo do próprio consulado Britânico, e as vantagens são:

• Equipe This Way foi treinada pelo consulado britânico para orientar de forma oficial todas informações relevante ao visto britânico e ao TIER 4.

• Agilidade no processo, ou seja, por sermos credenciados ao Student Express seu visto será analisado em um período de mais ou menos 5 dias úteis ou até mesmo em 48 horas, em caso de contratação do serviço expresso.

Você poderá contar com a This Way para intermediar e viabilizar seu processo de visto de forma profissional, segura e eficaz, através de uma equipe devidamente treinada pelo UKBA.

O que eu preciso para aplicar pelo visto Britânico?
Todos os aplicantes precisam completar 40 pontos para receber ou extender o visto de estudante; você deverá comprovar que tem os requisitos necessários no formulário de aplicação junto com os documentos solicitados.

Pontos De onde vem os pontos?  Provas e documentos solicitados
  30  Se matricular em um curso (de um nível aceito) em uma escola aprovada segundo o
Tier 4 (também conhecida como Sponsor)
CAS (Confirmation of Acceptance for Studies) e os documentos solicitados pela escola para que o CAS possa ser emitido.
A agencia This Way trabalha somente com escolas credenciadas ao UKBA.
  10  Ter dinheiro suficiente para cobrir seus estudos e seus gastos mensais no Reino Unido Extrato bancário ou carta do banco confirmando que o aluno ou os pais do aluno tenham dinheiro suficiente para cobrir os estudos e os gastos mensais durante o período proposto do curso.

 

Lista de documentos para a aplicação do visto britânico

Passaporte válido;
Certificado reconhecido pelo UKBA (SELT) para comprovação do nível de inglês;
CAS (Confirmation of Acceptance for Studies), providenciado pela This Way, após fechamento do contrato;
Formulário de aplicação pelo visto (VAF9) devidamente preenchido e assinado (providenciada pela da This Way, após fechamento do contrato);
Formulário APPENDIX 8 preenchido manualmente (providenciada pela da This Way, após fechamento do contrato);
02 (duas) fotos recentes – 35 mm x 45 mm – em fundo branco, bege ou cinza claro. As fotos somente serão aceitas nessas especificações;
Extrato bancário (agencia This Way auxilia a forma correta de providenciar o extrato);
Atestado de antecedentes criminais (Polícia Civil);
Atenção: a agência This Way tem o know how de como aplicar de forma segura para o processo de visto britânico.
Informações básicas sobre o processo de Visto Britânico

  • Todos os documentos serão preparados e verificados pela equipe This Way antes de ser enviado para o consulado britânico, sendo assim reduzimos o máximo as chances de ter um visto negado;
  • Os documentos deverão ser entregues pelos próprios alunos aos  mini-centros conhecido como (World Bridge) parceiro comercial do Consulado Britânico no Brasil e no mundo;
  • O aluno deverá ir pessoalmente na (World Bridge) pois será recolhido no dia, as impressões digitais, uma foto digital e todos os documentos solicitados juntamente com o passaporte; (tudo auxiliado pela equipeThis Way)
  • O pagamento da taxa consular deve ser efetuado através do site do UK Border Agency via cartão de crédito internacional (VISA ou MASTERCARD). Desde o dia 01 de Fevereiro de 2010, a This Way foi aprovada como agência credenciada Student Express pelo UK Border Agency, clique aqui para ver as agencias credenciadas ao Student Express.

As agências credenciadas são oficialmente credenciadas e especialmente treinadas pelo UKBA para prestarem informações e atendimento de alta qualidade.

Você poderá contar com a This Way para intermediar e viabilizar seu processo de visto de forma profissional, segura e eficaz, através de uma equipe devidamente treinada pelo UKBA.

Atendimento Personalizado
Manhã - 09h00 à 12h00
Tarde - 12h00 às 18h00
Noite - 18h00 às 20h00

@2015 Agência Inteligente - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade